contato@ihgpoxoreu.com.br
(66) 99616-0936

UPE 32 anos

UPE 32 anos

E então, a UPE – União Poxorense de Escritores, fundada em 31 de março de 1988, completou 32 anos de existência.

Foram longos anos de lutas para colocar Poxoréu no mapa cultural do Brasil. Sabemos que fizemos pouco, mas temos consciência de que fizemos o que foi possível fazer no desenvolvimento de uma unidade cultural, onde cada um de nós pensava muito mais no coletivo do que no individual.

É certo que, individualmente, todos os upeninos sempre tiveram uma vasta atuação cultural nos espaços em que ocuparam. E não apenas na literatura, mas também na música, a exemplo de nossos confrades Amorésio Sousa Silva e Aurélio Miranda, cantores e compositores, que atuaram nessa área e, também, nas artes plásticas, onde sempre temos a upenina Dorileia Adriana Detoni registrando sua atuação.

Na área da produção literária, a nossa principal bandeira de luta, registramos ao longo de nossa história, a realização ininterrupta do Recital de Poesias Upenino, o qual sempre foi aguardado, ano, após ano, com muita expectativa por parte da classe estudantil, a quem o evento sempre se voltou em primeira mão.

Em 2004, realizamos a publicação coletiva de uma Antologia Poética, o primeiro livro exclusivamente upenino. Mas, também temos registrado diversas publicações individuais de nossos membros, tanto física como virtualmente.

Também realizamos um bom volume de publicações físicas do Jornal O Upenino e da Revista A Upenina. Mas, com o advento da internet, encerramos essa atividade, pelo fato de ser bastante onerosa.

Desde a fundação até o início de 2018, realizamos as audições do Programa Momento de Arte e Cultura, primeiro pela Rádio Cultura de Poxoréu e, depois, pela Rádio Sul Matogrossense. Encerramos o programa com o fim das transmissões AM pela emissora, a qual passou ao comando da Rádio Jovem Pan, com transmissões apenas em FM.

No campo virtual, desde 7 de junho de 2009, mantemos o blog www.upevirtual.blogspot.com, onde buscamos registrar de forma sumária, as principais atuações da entidade e algumas das produções upeninas.

Em 2017, tivemos uma experiência com a Rádio Upenina, uma rádio web, que desativamos em 2019. Também em 2017, começamos as publicações virtuais da Revista A Upenina. Fizemos quatro edições, sendo que a última data de dezembro de 2018.

É de se observar que, nos últimos anos, temos reduzido nossas atividades, em virtude de que a maioria dos nossos membros ativos estão com idade bastante avançada. Mas, não paramos. E não pretendemos parar com nossas atividades. Reduzimos o nosso portfólio para adequar à nossa capacidade logística. Mas continuaremos ativos enquanto isso for possível.

Estamos satisfeitos com o que fizemos até aqui, principalmente como influência positiva para a produção cultural em Poxoréu, por mais de três décadas. É provável que sejamos a entidade com o registro de atividades contínuas mais longo de toda a história local. E ainda temos muito sangue cultural circulando em nossas veias, o qual pretendemos oferecer em transfusões regulares, como incentivo às novas gerações.

E então é isso. Sabemos que todos os nossos confrades têm feito o seu melhor para que a UPE continue existindo em nosso querido município de Poxoréu. E é com um coração agradecido que cumprimentamos a cada e a cada uma pelo trabalho abnegado em defesa da arte e da cultura poxoreana, nesses 32 anos de existência da UPE – União Poxorense de Escritores.

Parabéns pelo trigésimo segundo aniversário!

IHG POXORÉU

Rua Mato Grosso, nº 432
Bairro Centro
CEP 78800-000 - Poxoréu - MT


ATENDIMENTO

Segunda à Sexta-feira
08h às 11h e das 13h às 17h