contato@ihgpoxoreu.com.br
(66) 99616-0936

O Primeiro Diamante Catado em São Pedro

O Primeiro Diamante Catado em São Pedro

Hás autores que insistem em informar aos leitores que o primeiro diamante catado no Rio São Pedro (Poxoréu) por João Ayrenas e seus companheiros, foi catado no dia 24 de junho de 1924. Não é verdade. O próprio João Ayrenas é quem conta, numa entrevista concedida ao historiador cuiabano Virgílio Corrêa Filho: “A 24 de junho de 1924, tendo, eu e mais Pedro José (baiano), José Pacífico (goiano), Antônio Diamantino (mato-grossense), a fazenda Firmeza do senhor Antônio Barcellos, a fim de combinarmos uma excursão ao Ribeirão das Pombas, ali, nessa fazenda, encontramos o senhor Rueda, com mis três amigos. A 27 chegamos ao Pombas, que sendo examinado por Pedro José, Francisco Louzada e Felix Abadia, apresentou ricas formas.

No dia seguinte (28)) fomos uma légua abaixo encontrando um córrego, onde Louzada tirou a primeira pedra de diamante. A 29 demos o nome de São Pedro ao mesmo córrego por ser a data desse Santo. A 30 de junho encontramos um outro córrego, que recebeu o nome de córrego dos Sete, dado por mim, pelo fato de ter tirado sete xibios (diamantes pequenos) e por sermos sete companheiros”. (João Ayrenas Teixeira, restabelecendo a verdade, artigo no “Correio do Estado, 18 de abril de 1925).

Portanto, o primeiro diamante encontrado por Francisco Louzada e seus companheiros, no córrego São Pedro (Poxoréu) foi catado no dia 28 de junho de 1924.

Estas informações foram extraídas da Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. nº35, ano 1957.

IHG POXORÉU

Rua Mato Grosso, nº 432
Bairro Centro
CEP 78800-000 - Poxoréu - MT


ATENDIMENTO

Segunda à Sexta-feira
08h às 11h e das 13h às 17h