contato@ihgpoxoreu.com.br
(66) 99616-0936

Criada a Casa da Memória no IHG

Criada a Casa da Memória no IHG

 

SINOPSE DA CASA DA MEMÓRIA MANOEL DE AQUINO – “PIÉ”

A ideia de organizar um museu sempre esteve presente na memória do povo de Poxoréu, principalmente das lideranças com estreita relação com a arte e a cultura, mas as dificuldades se arrastaram com o mesmo desejo de organizar.

O Instituto Histórico e Geográfico, a partir de sua criação potencializou este desejo e otimizou força entre os membros e pessoas, de dentro e fora do município, para a consecução do empreendimento.

Assim sendo, com base do art. 3º, inciso III do Estatuto social, que preconiza, entre as suas finalidades a de:

III – recolher e preservar documentos de valor histórico, especialmente os que se referem ao município de Poxoréu e a Mato Grosso”, os membros do IHG, Antônio Nival de Souza Campos, Gaudêncio Filho Rosa de Amorim, Alan Pereira da Silva e João de Souza, elaboraram o projeto de criação da Casa da memória do IHG. O projeto contou a participação da Profa. Isabel Silva de Oliveira (Coord. Pedagógica da Escola Técnica Estadual) e a anuência da assembleia do IHG, que, indistintamente colaboraram de várias formas.

A Casa da memória do IHG pretende se desenvolver em 04 fases distintas, a começar pelas peças do garimpo (1ª fase), depois da imagem (2ª fase); do som (3ª fase) e, por fim, do meio rural (4ª fase), na medida em espaços e artefatos forem se organizando para o fim da exposição.

Com este propósito os membros se lançaram a preparação do espaço e as campanhas de arrecadação das peças para a 1ª fase: artefatos do garimpo, encontrando apoio em muitas pessoas da sociedade, entre  elas, Lindolfo Ribeiro de Souza (Orlandinho); Neurisvaldo Francisco Pereira (Dandão); Orlando Ribeiro Vilela, Sandra Sofia Sol da Silva, entre dezenas de outros simpatizantes que efetuaram doações para a Casa da Memória.

No que tange a denominação – o membro Antônio Nival  apresentou a presidência do IHG a indicação do Sr. MANUEL DE AQUINO – “Pié”, garimpeiro e forte liderança dos garimpos da Ponte dos Santos, entre as décadas de 30 e 40, cuja família, embora próspera e bem sucedida, fazem questão de se manter ligada às suas origens, a defender e a preservar as riquezas e valores do seu berço de origem, om destaque para o Dr. GERULINO, um apaixonado por Poxoréu. Aberta a indicação para a apreciação democrática dos demais membros, a proposta fora aceita por unanimidade, passando a Casa da Memoria do IHG – denominar-se “CASA DE MEMÓRIA MANOEL DE AQUINO – “PIÉ”, em homenagem a família tradicional, mas principalmente, aos garimpeiros que fundaram este torrão, no inicio do século XX.

A expectativa dos membros é que a sociedade participe doando peças para apreservação e as autoridades constituídas, realmente, se conscientizem da importância da preservação dessas memórias.

 

ATA DE CRIAÇÃO DA CASA DE MEMÓRIA MANOEL DE AQUINO – “PIÉ”

 

No dia 24 de junho de 2017, as 8h, na sede social do IHG, citamos a Rua Mato Grosso, 432 – Centro, em Poxoréu, Estado de Mato Grosso, por iniciativa do Instituto Histórico e Geográfico de Poxoréu, em observância de suas finalidades estatutárias e, a partir da proposição original dos membros Antônio Nival de Souza Campos, Alan Pereira da Silva, João de Souza e Gaudêncio Filho Rosa de Amorim, os quais, com a aprovação unânime da assembleia geral e participação da professora Isabel Silva de Oliveira (Coordenadora Pedagógica) da Escola Técnica Estadual de Mato Grosso, nesta data, com a participação das autoridades e da sociedade civil representativa, resultou criada a CASA DE MEMÓRIA MANUEL DE AQUINO – “PIÉ”. Entre as autoridades destaca a participação do Prefeito Municipal – Sr. Nelson Antônio Paim; do Presidente da Câmara – Ver. João de Jesus Oliveira, do Gerente do Banco do Brasil – Sr. Jailton de Souza, diretores de escolas, presidentes de Sindicatos, Vereadores, artistas, juventude, cidadãos em geral, entre outros. Destaca-se a participação e a presença do Dr. Flávio Ferreira (Vice Presidente da OAB/MT e criador da Cia. de Teatro Cena Onze e do Prof. Historiador João Carlos Vicente Ferreira, membro da Academia Mato-grossense de Letras e atual presidente do IHG/MT. A família do patrono marcou presença através do Jerolino de Aquino, proprietário do Laboratório Carlos Chagas, em Cuiabá. Após o pronunciamento das autoridades, leu-se, publicamente o termo de criação e seguiu-se a programação cultural com a participação de artistas locais com apresentações de musicas, danças, poesia e teatro. As citadas apresentações culturais foram originárias da TERTULIA DO PADROEIRO (São João Batista) promovida pela União Poxorense de Escritores, em parceria com o Instituto Histórico e Geográfico – IHG.  Ao final da manha, desta data, o presidente do IHG – Prof. Gaudêncio Filho Rosa de Amorim, declarou encerrada a sessão de criação da Casa da Memória, acima denominada e o prof. Izaias Resplandes de Souza, Presidente da União Poxorense de Escritores – UPE, também declarou encerradas as atividades culturais, registrando os agradecimentos e as contribuições de todos.  Para constar, eu – João de Souza, Diretor Executivo do IHG, lavrei a presente ata que, depois de lida e aprovada, vai assinada por todos os presentes.

 

 

 

 

 

 

 

TERMO DE CRIAÇÃO DA CASA DE MEMÓRIA MANOEL DE AQUINO – “PIÉ”

                        Pelo presente termo, as 8h, nesta data, 24 de junho de 2017, na sede social do Instituto Histórico e Geográfico, com a participação da Assembleia Geral do presente instituto e na presença sociedade poxoreana e das autoridades locais e regionais, foi criada a CASA DA MEMÓRIA, denominada CASA DA MEMÓRIA MANOEL DE AQUINO – “PIÉ”, na Rua Mato Grosso, 432, Centro, Poxoréu – MT, constituindo anexo do IHG. Após o ato de constituição e o pronunciamento das autoridades, com destaque para a presença de vereadores (Edson Tur, Evangelista da Silva Vieira, Leônidas Machado Barcelos e João de Jesus Oliveira) do Prefeito Nelson Paim,  do Dr. Flávio Ferreira, criador da Cia de Teatro cena Onze, de Cuiabá e do Dr. João Carlos Vicente Ferreira, Presidente do IHG/MT – seguiu-se as apresentações culturais na Tertulia do Padroeiro, em homenagem ao glorioso São João Batista, (cuja menção ficou a cargo do Pae. Alexandre Umbelino) data histórica a partir da qual, marcou o início do povoamento do futuro município de Poxoréu, em função das primeiras jazidas de diamantes encontradas em 24 de junho de 1924 pelo grupo do bandeirante João Ayrenas Teixeira, na região de São Pedro.

Poxoréu – MT, 24 de junho de 2017.

 

Prof. GAUDÊNCIO FILHO ROSA DE AMORIM

Presidente do IHG/Poxoréu – MT

IHG POXORÉU

Rua Mato Grosso, nº 432
Bairro Centro
CEP 78800-000 - Poxoréu - MT


ATENDIMENTO

Segunda à Sexta-feira
08h às 11h e das 13h às 17h