Leda Figueiredo Rocha do Lago
Cadeira nº 02 · Patrono: Amarílio Bento
Sobre
Leda Figueiredo Rocha do Lago, natural de Poxoréu-MT, nascida em 05/05/1964 na Fazenda Serra das Araras. Filha de João Sinval Figueiredo e Floriza Rocha Figueiredo; licenciada em Pedagogia pela UFMT e pós graduada em Psicopedagogia. Ingressou no Magistério aos 16 anos e, no exercício da profissão, lecionou nas escolas: Poxoréu, Cel Júlio Müller, Pe. César Albisetti, Profª Juracy Macêdo e Cidade dos Meninos. Atuou como coordenadora pedagógica na Escola Alternativa; foi diretora escolar e coordenadora pedagógica na E. E. Profª Juracy Macêdo; exerceu o cargo de gerente Técnica Pedagógica na Superintendência de Educação de Poxoréu, foi Assessora Pedagógica de Poxoréu e exerceu o cargo de Secretária Municipal de Educação de Poxoréu nas administrações de Dr. Lindberg Ribeiro Nunes Rocha, Sr. Antônio Rodrigues e Jane Maria Sanches Lopes. Leda casou-se em 1983 com o Sr. João Gonçalves Pereira do Lago e desta união teve três filhas: Regianne, Ledianne Gonçalves e Tatiane Maria; tem seis netos: João Victor, Luís Fernando, Ana Carolina, Lara Beatriz, Antonella e Ernesto.
Professora Leda sempre marcou presença nas atividades políticas do município, seja em conferências, reuniões, audiências públicas e conselhos de controle social, como : Conselho de Cultura, Conselho de Educação, Conselho de Saúde, Conselho dos Direitos da Criança e Adolescentes.
Leda também demonstra interesse pela vida política local, não deixando de expressar claramente suas ideias, suas opiniões e presença em manifestações políticas: comícios, carreatas, arrastões e agremiações partidárias. Fato que garantiu lhe a participação como candidata a vereadora por duas vezes. Entretanto, não logrou êxito. Ficou como suplente de vereadores. Porém, apresentou uma média de 275 votos em cada pleito.
Professora Leda aposentou se como funcionária pública do Estado de Mato Grosso , depois de mais de 34 anos de serviço, em 30 de março de 2017. Todavia, não perdeu o gosto pela sala de aula.
Patrono
Amarílio Bento de Britto nasceu em Cuiabá no dia 21 de março de 1899, filho de Pedro André de Britto e dona Maria Sabina de Britto. Seu pai era baiano e sua mãe era cuiabana, seu avô paterno veio da distante e legendária África, estabelecendo-se na Bahia. Amarílio era o primogênito de uma prole formada por dez filhos, a saber: Cacilda gêmea de Silvino, que faleceu ainda criança; Joana, Sebastiana (dona Batiquinha), Balbina, Benedito, Maria e Conrado – que também interessou-se pela farmacologia – a caçula Andrelina, conhecida por Dely.
Muito cedo interessou-se pela medicina popular, trabalhando em uma farmácia onde aprendeu o ofício de manipulador de fórmulas químicas e da flora natural, preparando remédios de comprovada cura, incentivado por um compadre de sua mãe, Dr. Hermenegildo. Segundo relatos de Frederico Campos, ex-governador de MT, Amarílio foi o primeiro farmacêutico de seu pai Manuel Soares de Campos, na época em que residia em Cuiabá.
Seu Grande Amor e Companheira: Casou-se no dia 31 de dezembro de 1923, em Cuiabá, com dona Antônia Firmina Rizzardi de Araújo( Dona Nina), descendente de italianos e portugueses, companheira que o seguiu por toda a vida e participou de todas as suas aventuras.
Chegada ao Garimpo de Poxoréu / São Pedro : Em 1924 deixa Cuiabá rumo ao povoado São Pedro do Alcantilado e ali instalou-se com uma pequena farmácia, numa casa de palha, onde permaneceu por dois anos. Em 1926 transfere-se com a família – esposa e sua filha Eunilce Rita, de um ano e três meses – para o mais novo eldorado de Mato Grosso, onde o diamante parecia fluir de forma exuberante, e que se chamava “Garimpo do Morro de Mesa”, depois “Garimpo de Poxoréu”, cuja origem e etimologia explica corretamente: não é Poguba Tchoréu, mas sim Poceréu. Porem nem tudo eram facilidades, além da agressividade da natureza, da rusticidade do homem da terra, presenciou com a família movimentos denominados na época como “revoltosos”. O mais conhecido deles foi deflagrado pelo Coronéis Carvalhinho e Morbeck, que levou o povoado a assistir cenas de vandalismo e abusos por parte de ambas as facções. O curioso e que, entre fogo cruzado dos beligerantes contendores, ele era chamado para atender feridos, tanto de um lado como do outro, e o fazia com muita dedicação. Amarílio foi um cidadão ativo na sociedade poxorense, participou de incontáveis eventos, na vida econômica, religiosa, política, social, esportiva e educacional.
Na política foi fundador do Partido Social Democrata, o PSD, entre os anos de 1946 e 47, elegendo-se vereador, cumprindo mandato de 26 de novembro a 15 de fevereiro de 1951. Foi candidato a prefeito no pleito de 1959, não tendo sido eleito, Estava Escrito, e a partir daí não concorreu a mais nenhum cargo eletivo. Todavia, durante muitos anos, foi o conselheiro, o sacerdote, o líder maior do seu partido político, o velho e respeitado PSD, fato este que lhe deu a oportunidade de influenciar decisivamente na escolha de nomes que mais tarde viriam a se tornar destaque na vida política, tanto do município como do Estado. Exerceu ainda cargos de Primeiro Juiz de Paz de Poxoréu, em 1946, e Delegado de 1929 a 1930, funções que exerceu com retidão de caráter, firmeza nas decisões e uma postura digna e honrada.
Na área social fundou a Associação Comercial e Industrial de Poxoréo, em 18 de outubro de 1940, sendo eleito seu primeiro Presidente e desenvolvendo um trabalho à altura do seu merecimento e do seu talento. Participou da fundação da Associação Beneficente dos Garimpeiros do Mato Grosso, tendo sido membro de sua primeira Diretoria ( F.A.G).
Foi um dos fundadores do Lions Clube de Poxoréo exercendo várias funções naquela entidade. Foi sócio fundador do Diamante Clube Sociedade Recreativo e da Ala Moça de Poxoréu, que promovia eventos festivos, tais como: bailes, coquetéis, etc. realizado na sede social do Clube, e eventualmente em casas residenciais.
Na Saúde e Educação: Fez doações da mais alta importância Humanitária e Social, entre elas a do terreno para edificação da Escola Estadual de I e II Graus “Prof.ª. Juracy Macedo”, o terreno para a construção do Hospital e Maternidade de Poxoréu, sendo sócio fundador de sua entidade mantenedora, a Sociedade Hospitalar São João Batista.
Farmácia São Pedro: franquia que recebeu por merecimento, devido ao seu talento na arte da farmacologia – nunca deixou de atender aos mais necessitados, a qualquer hora do dia ou da noite, gesto que lhe deu a alcunha de “doutor das crianças e dos pobres”. A Farmácia “São Pedro”, estabelecimento de sua atividade principal, a partir da sete horas da noite, infalivelmente, era palco de encontro de pessoas das mais diversas castas, onde eram tratados os mais variados assuntos, dos mais simples aos mais complexos, e dali muitas vezes saiu as mais importantes decisões para o rumo da história da cidade e do município.
No Esporte: Atuou de forma relevante, tendo adquirido o terreno onde fez um campo de futebol, e onde o plantio do gramado foi feito por ele próprio, nas horas de folga, campo este que mais tarde foi denominado “Gramado São Bento”- em sua homenagem – palco de memoráveis eventos esportivos. A área do Gramado São Bento” foi depois permutado com a Prefeitura para a construção do “Ginásio 7 de Setembro”, hoje, Escola Estadual “Cel. Júlio Müller”. Em troca a Prefeitura construiu o Estado Diamante Verde.
Homem, Pai, Avô e Bisavô: Teve uma única filha Eunilce Rita de Britto Sól, porém, foram tantos os filhos de criação e tantos outros que ajudou a criar, que, ao partir para viver na glória de Deus no dia 15 de outubro de 1986, deixou 21 netos e 20 bisnetos.
Amarílio Bento de Britto, um homem de posses, que exerceu diversos cargos importantes, que sempre se fez respeitar diante dos outros, mas também sempre soube respeitar e valorizar todo ser humano.
Artigos
Publicações relacionadas ao membro.
Fatal error: Uncaught Error: Call to undefined function ihg_render_post_cards() in /home/u986582069/domains/ihgpoxoreu.com.br/public_html/wp-content/themes/ihgpoxoreuv2/m-leda.php:206 Stack trace: #0 /home/u986582069/domains/ihgpoxoreu.com.br/public_html/wp-includes/template-loader.php(106): include() #1 /home/u986582069/domains/ihgpoxoreu.com.br/public_html/wp-blog-header.php(19): require_once('/home/u98658206...') #2 /home/u986582069/domains/ihgpoxoreu.com.br/public_html/index.php(99): require('/home/u98658206...') #3 {main} thrown in /home/u986582069/domains/ihgpoxoreu.com.br/public_html/wp-content/themes/ihgpoxoreuv2/m-leda.php on line 206