Em novembro de 2018, o IHG, no exercício da parceria celebrada com as escolas do campo, E.E. João Borges Vieira (E.E. João Borges Vieira), Argemiro Rodrigues Pimentel (Paraiso do Leste), Franklin Cassiano (Jarudore) e duas escolas da comunidade de Naboreiro, finalizou o Concurso de Redação proposto pelas referidas instituições escolares em evento realizado na Escola Estadual Argemiro R. Pimentel, com a participação dos gestores, professores, funcionários e alunos representantes das comunidades, principalmente daqueles que participaram do certame que, se fizeram presentes acompanhados dos pais. A grande vencedora do concurso foi a aluna Ianka Lorrane O. Cardoso de Souza, 3º ano do Ensino Médio da E.E. Argemiro R. Pimentel, leitora contumaz que, segundo informações, lê uma média de 50 livros por ano.
O evento foi marcado por rica cultural tendo como chefe do cerimonial o prof. Giomar Maciel dos Anjos (“Bili”) que, assessorado pelas diretoras das mencionadas escolas, conseguiu traduzir o sentimento de cada manifestação cultural trazida para o momento.
Na ocasião, o prof. Gaudêncio Amorim, presidente do IHG, que compareceu ao evento acompanhado pelo prof. João de Souza (Diretor Executivo) proferiu uma longa palestra ressignificando a importância da educação no campo, os saberes e os fazeres da atividade docente e das manifestações culturais, principalmente aquelas voltadas para a produção da escrita e da leitura. Segundo o presidente, foi com satisfação que se dedicou a leitura, correção e seleção das redações, cujo resultado espelhou as boas práticas de leituras desenvolvidas por cada uma das escolas envolvidas no certame.
Um dos aspectos marcantes foi a apresentação do troféu, construído artesanalmente pelo artista plástico Adão, o qual se deteve em larga explicação sobre os simbolismo que ele representa.
Finalizadas as atividades, o IHG e os diretores foram agraciados com troféus da organização do evento com calorosos aplausos e reconhecimento da lisura e da seriedade do concurso, honrados pela parceria escola/IHG.
Educação no campo e na cidade
Gaudêncio Amorim
I
A educação deveria ser unitária, não importa
Nos processos do campo ou da cidade.
Entretanto, não é assim que a “banda toca”
Apesar dos sonhos e projetos da sociedade.
II
Os esforços são comuns, mas a realidade é diferente
Em ambos os processos de educação
Às vezes, um é roto e decadente
Quando deveria alcançar a mesma formação.
III
Em tantas variáveis no “olho do furacão”
Larga na frente o processo inovador
Que incompreendido e sob pressão
Faz diferença – o de melhor professor
IV
Porque educação não é prédio, nem mobília
Nem só didática, livros, métodos e avaliação
Educação é gente sempre em vigília
Na busca de um melhor cidadão.
V
Os maus governos de que fala uma redação
É verdade! Denota sua visceral prática corrupta
Mas não esqueçamos que a arma é a educação
Que tornam suas falcatruas, cada vez mais curtas.
VI
Porque a educação ensina, forma e civiliza
E não há maior e rico instrumento de poder.
Termina sendo a justiça e ninguém mais precisa
Mentir, enganar ou trair para sobreviver.
VII
Mas também é verdade que há vantagem
E desvantagem em ambos os espaços
No campo o trabalho é acessível à reportagem
Mas na cidade, os empregos são mais escassos.
VIII
O sustento da família é limitado ao comercio
De quem tem dinheiro e pode pagar
Mas no campo, a fartura está a céu aberto
E melhora nos braços de quem quer trabalhar
IX
Os riscos da cidade são reais e imediatos
Desde as drogas, violência e miséria
No campo – é menos poluído este retrato
Ainda não fizeram sangrias em nossas artérias
X
No campo, se bebe e se come
Em que pese o alimento escasso e custoso
Bem da verdade, aqui só perece o homem
Acomodado demais, desatento e preguiçoso.
XI
No centro urbano é grande a variedade
De lazer, esporte, cultura e diversão
Mas ainda não troco os prazeres da cidade
Pela paz do campo e o luar do sertão
XII
Na cidade, o consumo de enlatado industrial
Favorece um estado frívolo e doentio demais
No campo – o alimento é saudável e trivial
Mas sempre alcançamos viver um pouco mais!
XIII
Vantagem e desvantagem, inobstante, sempre há
É questão de escolha o pão e a homilia
Mas no campo, pra mim, não há melhor lugar
Pra viver e criar – nossas famílias!!!
XIV
Por fim de tudo – o que interessa a sublime aurora
No campo ou na cidade a educação
_ É ter certeza que é no banco da escola
Que se forma uma nação!!!!
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