contato@ihgpoxoreu.com.br
(66) 99616-0936

Joaquim Torres, o Bunda de Ferro

Joaquim Torres, o Bunda de Ferro

Joaquim Torres é um mito na história de Poxoréu. Era baiano e veio para Mato Grosso, diretamente para os garimpos do Garças. As notícias da sua presença naquela região surgem devido o seu envolvimento nas guerrilhas lideradas por Morbeck e Carvalhinho. Joaquim Torres lutou do lado de Morbeck. A revolução terminou no ano de 1926.

Em 9 de julho de 1926, o diamante foi encontrado por Maroto Sodré e seus companheiros, no Rio Poxoréu.

Terminada a revolução Morbeck-Carvalhinho, muitos dos garimpeiros que estiveram labutando nos combates, vieram Para Poxoréu, inclusive Carvalhinhos e os seus mais fiéis companheiros.

É possível que Joaquim Torares tenha chegado a Poxoréu no final do ano de 1926 ou 1927. O seu apelido de BUNDA DE FERRO advém do fato de os garimpeiros terem tomado conhecimento de que o mesmo veio da Bahia montado numa égua em pelo.

Trabalhando nos garimpos Joaquim Torres ficou rico e empregou a sua riqueza, na compra de diamantes e na compra de uma grande extensão de terra entre os riço Água emendada e Paraíso.

Joaquim Torres, vivia com dona Guilhermina, mas não teve filhos. Tornou-se um dos homens mais ricos e influentes de Poxoréu. Envolveu-se bastante na sociedade poxorense. Em 1955, por ocasião da fundação do DIAMANTAE CLUBE SOCIEDADE RECREATIVA, foi eleito membro da primeira diretoria, composta por ilustres poxorenses. Era um privilégio.

Ainda me lembro quando menino, no distrito de Paraíso do Leste. Era de tarde aí pelas 13 horas, quando começou a passar uma grande boiada, na ponte sobre o Rio Paraíso. Foram muitas horas para passar a ponte que se balançava com tanto gado em cima. O gado temia e ficava nervoso ao atravessar. Os vaqueiros eram numerosos e gritavam e estalavam agitados os relhos; outro com seu enorme berrante chamava a grande boiada para se acalmar e continuar tranquilamente a viagem, após a passagem da ponte. Mais tarde fiquei sabendo que aquela boiada era do Joaquim Torres, o Bunda de Ferro. Ele a estava levando para vender em São Paulo.

Joaquim Torres não gostava que o chamassem de Bunda de Ferro. Ficava furioso com quem o assim chamasse.

Conta-se que um dia um turco, ingenuamente cumprimentou-o dizendo: “Bom dia seu Joaquim Bunda de Ferro”. Joaquim ficou furioso e respondeu ao turco: “você me respeite seu turco filho de uma puta! Meu nome é Joaquim Torres. Trate-me com respeito ou eu meto-lhe uma bala na cara. O turco amedrontado, retrucou: “calma, calma, seu Joaquim Torres. Eu não quis ofender o amigo. É que eu vejo todo mundo chamando o senhor por esse nome”.

Conta-se também que um dia Joaquim Torres foi a cidade de São Paulo, levando um saco de dinheiro e muitos diamantes. Procurou um hotel. Entrou, sentou-se na recepção e esperou por um bom tempo o atendente. Quando o atendente apareceu, trazia um recado do dono do hotel: “O patrão mandou lhe dizer que o senhor se retire, porque neste hotel não se hospeda negros”.

Joaquim Torres ficou irritado e manda chamar o dono do hotel, pera ter uma conversa com ele. Quando o dono se apresentou, Joaquim Torres lhe diz: “você me mandou dizer que negro não se hospeda em seu hotel, quer vender o estabelecimento”? O dono do hotel respondeu-lhe: “você não tem dinheiro para comprar o meu hotel, custa muito caro”.

Joaquim torres retrucou: “não lhe perguntei quanto custa. Perguntei se quer vender”. E o dono do hotel: “Eu só vendo por tanto …..” e disse  preço , bastante elevado.

Joaquim Torres lhe diz: “é meu! Você quer receber em dinheiro ou em diamantes”?

“Em dinheiro”, respondeu o hoteleiro. “Então vamos para o cartório lavrar as escrituras”, finalizou Joaquim Torres. Em seguida pegou o saco com o dinheiro, colocou-o sobre o balcão e o abriu diante do atônito hoteleiro. Assustado, o dono do hotel foi buscar a escritura do imóvel e seguiram para o cartório. Em seguida Joaquim Bunda de Ferro mandou acrescentar na placa onde estava escrito o nome do hotel: “SÓ PARA NEGROS” e determinou a seu gerente: “não é para atender brancos”.

Passado algum tempo, pouco, quando a raiva já havia passado, Joaquim Torares vendeu o seu hotel: “SÓ PARA NEGROS”.

IHG POXORÉU

Rua Mato Grosso, nº 432
Bairro Centro
CEP 78800-000 - Poxoréu - MT


ATENDIMENTO

Segunda à Sexta-feira
08h às 11h e das 13h às 17h