contato@ihgpoxoreu.com.br
(66) 99616-0936

Lúcia Voltan

Cadeira nº 15
Patrono: Benedito de Oliveira

Acompanhe a Atuação do Membro


Lúcia Voltan Ribeiro é filha de Galileo Voltan e Rita Squarcina nascida em Albignasego – Pádua Itália em 21 de março de 1957.

Cursou ensino fundamental e médio na cidade de origem, e na capital o Curso Técnico de Secretariado e Contabilidade pelo instituto São Marco Zannini.

Chegou em Poxoreu em 1984 como voluntaria e auxiliou a Dra Edvige Dassi na fundação do Lar do Menino Jesus e na construção e implantação da creche da mesma entidade. Casou-se com o cidadão poxorense José Antonio Ribeiro, do relacionamento nasceram um casal de filhos e apadrinharam outros.

À vinte anos trabalha na Missão Salesiana como auxiliar administrativo e à três anos é gestora junto ao esposo do Centro Juvenil, entidade filantrópica que presta serviço a crianças, adolescentes e jovens. Participou de vários cursos na área da assistência social e da infância e juventude. È membro titular no Conselho de Assistência, Cultura, CMDCA e CPP. Titulo de Cidadã Poxorense em 2004.

Benedito Lourival de Oliveira é filho de Francisco Severo de Oliveira e de Balbina Sales de Britto, sendo assim sobrinho e afilhado do saudoso Amarílio Bento de Britto, que foi quem o educou e criou quando da morte de sua mãe, BENEDITO LOURIVAL DE OLIVEIRA, o Doutor DIDI, nasceu em Poxoréo a 21 de agosto de 1933, e deixou esta cidade para poder estudar na capital, Cuiabá, durante sua mocidade. Contrariando depois todas as correntes da época, que levavam os filhos do Mato Grosso para o Rio de Janeiro, prestou seu único vestibula r para odontologia em Curitiba, no Paraná, e graduou-se em 1959, exercendo por 48 anos a sua profissão, no mesmo local, em alguns cômodos cedidos por seu padrinho Amarílio.

Voltando para Poxoréo em 1960, exerceu as funções de professor no ginásio Estadual “7 de Setembro” e na Escola Normal regional “ Dr. Fernando Correia da Costa” a qual ajudou fundar lecionando por mais de 15 anos. Mesmo lecionando, nunca deixou de lado sua função de Cirurgião Dentista no Posto de Saúde, pela extinta FUSMAT, aposentando-se após 30 anos de trabalho.

Sócio fundador do Lions Clube de Poxoréo, exerceu a presidência do mesmo por várias vezes, e outros cargos por mais de 25 anos. Também esteve presente quando foi criado o Clube Recreativo Dourado. Ajudou a criar a entidade assistencial “Lar do Menino Jesus” mantenedora de uma creche, modelo na região, e quando a Doutora Edwiges solicitou sua ajuda, não hesitou novamente, desde feita na criação da Escola Agrícola Cidade dos Meninos.

Casado há 40 anos com a Sra. Jovanice Queiroz de Oliveira, tem dois filhos Benedito Tirso Queiroz de Oliveira e Cybelle Queiroz de Oliveira que lhes deu duas netas Nathalie e Sophia.

Se tentássemos resumir esta pessoa em uma palavra, não seria fácil. E também não seria justo fazer um resumo de seus feitos, pelo homem que foi. Mas ao rever sua vida, lembrar de todos os fatos e pessoas que cruzaram seu destino, vemos que ao contabilizar sua vida, o que realmente ficou, foram as ações. Ele foi um homem de hábitos simples, metódico, calado, as vezes até contemplativo. Mas era uma pessoa de uma honestidade e coerência de atos que não vemos há muito tempo. Sempre tinha a palavra certa, a qualquer hora.