contato@ihgpoxoreu.com.br
(66) 99616-0936

CAUSOS E COISAS DE POXORÉU

CAUSOS E COISAS DE POXORÉU

Todos os lugares tem seus fatos e coisas pitorescas, ou aquelas que são tão simples, mas têm algo que marca a lembrança de forma muito especial. Coisas e fatos que ao serem lembrados, parecem trazer de volta momentos que se foram, porém, são recordados com tamanha precisão, detalhes de cores, movimentos, cheiros, sabores, sei lá mais o quê. Sei apenas, que continuam muito vivos em nossas memórias e a gente gosta de recordá-los.
Todavia, muitos que viveram aquelas histórias se sentem como se o tempo tivesse parado e continuam guardadas num lugar qualquer, basta que seja acionado o botão de nossas lembranças, no primeiro sinal, a luz focará sobre eles e novamente tomarão vidas em nossas mentes e em nossos sentimentos. Tudo isso nos proporciona uma sensação maravilhosa, nos
renova, nos faz sentirmos vivos, nos dá razão para continuar lutando, nos mostra que a felicidade existe, e existe em coisas tão simples que, ás vezes, num determinado momento de nossas vidas não demos a ela o valor merecido. Porém, hoje, com mais maturidade e lucidez, percebemos o quão felizes fomos e somos.

Pensando nisso e por isso, é importante registrar os CAUSOS E AS COISAS DE POXORÉU, registrar para levá-los para a eternidade, para que outros possam aprender com eles, divertir com eles, perceber como se pode ser feliz com eles.

Poxoréu, é um município de origem garimpeira, que tem muitas histórias, muitos causos, muitas coisas e muita gente boa. Gente que enche o peito e se orgulha em dizer; “SOU DE POXORÉU! Registrar os” Causos e as Coisas” de Poxoréu, é mais uma maneira de preservar e difundir nossos valores, nossas raízes.

Causos são narrativas, pertence ao gênero discursivo, que apresenta fatos reais ou fictícios em suas histórias, contadas de forma engraçada, com objetivo lúdico. São conhecidos como causos populares, podem apresentar rimas, trabalhando assim a sonoridade das palavras e já fazem parte do folclore brasileiro.

Então registrar causos, é registrar pequenas narrativas acontecidas em Poxoréu, ou com pessoas de Poxoréu, assim estaremos resgatando e preservando parte de nossa história.

Coisa é tudo o que existe ou que pode ter existência (real ou abstrata). O que pode ser alvo de apropriação: ele possui poucas coisas. O que ocorre; acontecimento: o curso natural das coisas. Falar de coisas de Poxoréu, é falar de objetos, de lugares, de repartições, de entidades e grupos que aqui existiu ou ainda existe.

Nós não seremos eternos, assim como as coisas e os causos também não são eternos. Todavia, registrar os “causos e as Coisas do nosso lugar, é uma forma de eternizá-los, ou pelo ao menos, documenta-los, para que alguém num determinado dia possa saber o que aqui teve, o que existiu, o que aconteceu.

IHG POXORÉU

Rua Mato Grosso, nº 432
Bairro Centro
CEP 78800-000 - Poxoréu - MT


ATENDIMENTO

Segunda à Sexta-feira
08h às 11h e das 13h às 17h