contato@ihgpoxoreu.com.br
(66) 99616-0936

Chega ao fim o projeto Folia de Reis

Chega ao fim o projeto Folia de Reis

No ultimo dia 18 de janeiro de 2020, chegou ao fim o projeto Folia de Reis executado pelo IHG, a Paróquia São João Batista e a Secretaria de Assistência Social e dezenas de parceiros com a realização de Sarau Cultural na Quadra da Escola da Poxoréu (musica, poesia, palestra, piadas, forrós e toadas de reis), Procissões a Santos Reis (saindo da igreja matriz e da Comunidade Nossa Senhora do Carmo, na Vila Irantinópolis), Missa Sertaneja, na Igreja de Santos Reis (com mais de 500 pessoas) e um Show com Isabela, Pâmela da Viola & Carol e a atração da Noite, a banda cuiabana “Amigos da Viola” (Bigode, Claudinho, Renato Braga e Lingeirinho).

O projeto Folia de Reis teve como objetivos o resgate das memórias de algumas folias de Reis, tradicionais na história de Poxoréu, desde a raizinha no final dos anos 30, conforme restaram publicadas nas páginas da Regista do IHG, 2019; o incentivo a revitalização e preservação da tradição e o fortalecimento da fé.

O planejamento começou no final de 2018 e passou por três etapas: a primeira, em janeiro de 2019, com a procissão com a companhia de reis do Milton (Alameda Monchão Dourado) em cujo trajeto foram lidas e explicadas as principais companhias de Poxoréu e a missa na Igreja de Santos Reis; a segunda etapa tornou-se mais sofisticada com entrada em cena da Assistência Social do município e a participação de duas companhias de reis de Dom Aquino: A Cia da boa semente e a Cia. Do Maurão, com o processo realizado no mês de abril através de palestras, procissões e a Missa na Igreja de Santos Reis na Vila Cruzeiro e a 3ª etapa, mais complexas e que demandou maior planejamento em função da maior participação de instituições sociais e da própria sociedade, a qual, começou pela mobilização das companhias nos municípios adjacentes: Dom Aquino, Juscimeira, Tesouro, Rondonópolis, Guiratinga e outros, os quais, em função das dificuldades que encontraram, restaram de uma diminuta participação em pese os anseios para se fazerem presente, todavia, sem ofuscar o brilhantismo do resultado alcançado. As discussões começaram em novembro de 2019 com a realinhação do projeto e a definição dos parceiros.

A 3ª etapa não pôde ser realizada no dia de santos reis, em Janeiro de 2020, acontecendo no dia 18 de janeiro, cuja data ficou marcada pelo trabalho em equipe dos membros do IHG e da Paróquia São João Batista com a recepção ao visitantes com um suculento Café da manhã; a parceria do IHG com artistas locais e regionais que resultou na execução de um importante Sarau na quadra da Escola Estadual Poxoréu, tendo para tanto o apoio da Irmã Maria Estela Marques e de artistas locais; o almoço em parceria da paróquia com a Secretaria de assistência social; as procissões com a comunidade em parceria com a Comitiva de Reis do Sr. Milton (Alameda M. Dourado) e da Cia. Da Boa Semente (Dom Aquino) que teve recepção calorosa com o ritual da tradição nos arcos da igreja Santos Reis na Vila Cruzeiro com a participação de quase 500 pessoas em mais uma celebração de gala do Pe. Alexandre Umbelino Pereira proferindo uma das mais importantes homilias sobre o tema, a ponto de o Prof. João de Souza reconhecer o programa de Rádio (“Picuá de Histórias”-19/01/2020) “que se o projeto ainda não gerou frutos efetivos, serviu para dar vida a efetiva celebração de Santos Reis numa igreja da qual é patrono e única no Estado de Mato Grosso, segundo o próprio pároco. Depois seguiu a um memorável Show com Isabela, Pâmela da Viola & Carol e Os amigos da Viola de Cuiabá com os clássicos da musica sertaneja raiz, com o apoio irrestrito da . Velenice Dias de Almeida, sócia correspondente do IHG em Cuiabá.

A execução do projeto coube ao IHG, a Paróquia São João Batista e a Assistência Social do município, mas contou com parcerias importantes, entre elas, do Prefeito Nelson Paim, do presidente da Câmara, Vereador Agnaldo Alves da Silva e a expressiva participação do Vereador Edson Pereira Figueiredo; da Prefeitura de Dom Aquino, das Águas Puríssimas de Dom Aquino, da Secretaria de Turismo e Cultura e de dezenas de colaboradores. Destaque especial para dona Maria de Lourdes Souza Campos pela acolhida e a recepção em sua casa, na vila cruzeiro, para as reuniões da Comissão Organizadora e para refeições aos visitantes. Foi um projeto memorável. E a sementes ficaram, efetivamente plantadas.

IHG POXORÉU

Rua Mato Grosso, nº 432
Bairro Centro
CEP 78800-000 - Poxoréu - MT


ATENDIMENTO

Segunda à Sexta-feira
08h às 11h e das 13h às 17h