contato@ihgpoxoreu.com.br
(66) 99616-0936

IHG Poxoréu: Em defesa da Comarca de Poxoréu

IHG Poxoréu: Em defesa da Comarca de Poxoréu

No início de Fevereiro de 2019, os meios de comunicação e as redes sociais noticiaram estudos do Tribunal de Justiça para o fechamento de algumas Comarcas no Estado de Mato Grosso como resultado do efeito cascata das crises que assolam o governo e que, por isso mesmo, foi levado a tomar medidas indigestas e impopulares.

As notícias davam conta de que, entre as Comarcas eleitas para o provável fechamento, incluía a do município de Poxoréu, o que, evidentemente causa um destempero social, temerosos de novas perdas, após amargurar tantas, desde a decadência do ciclo da garimpagem.

Diferente do que aconteceu com a supressão da 5ª zona eleitoral, em 2010 (e que só retornaria a origem em 2018, agora como a 47ª ZE), a sociedade e  a classe politica revidaram as notícias com a agilidade na mobilização para discussão e busca de entendimento. O Vereador Edson Tur foi quem primeiro, dentre os vereadores, provocou a questão, procurando alento no IHG, através do presidente, Prof. Gaudêncio Amorim, com documentos que subsidiasse alegações para a defesa e para que este intermediasse com o Desembargador, Dr. Juvenal Pereira da Silva (sócio correspondente do IHG e filho de Poxoreu) uma audiência com o Presidente do Tribunal de Justiça para discutir as noticias sobre a questão.

As discussões continuaram com a Câmara e o IHG, desta vez, na pessoa do membro Antônio Nival Souza Campos, que iniciou os estudos para a produção do expediente que seria ultimado pela Assessoria Jurídica da Prefeitura, após apresentação das intenções de fazê-lo em reunião convocada pelo chefe do Poder Executivo, Sr. Nelson Antônio Paim, com a sociedade representativa e lideres políticos que fortaleceram a causa em defesa da manutenção da Comarca.

Na véspera da reunião convocada pelo prefeito, o Dr. Juvenal noticiou ao presidente do IHG que a reunião que solicitara estava agendada com o Presidente do Tribunal de Justiça, as 16h do dia 25 de fevereiro de 2019 e, que ele, acompanharia a comitiva. Ato continuo foi comunicado ao Vereador Edson Tur que liderou a comitiva dos Vereadores, pela Câmara e o prefeito, mobilizou outras lideranças sociais, entre elas, o presidente da OAB,  Dr. Thiago Souza Borges, a Oficiala Registradora do Cartório de 1º Oficio, Dra. Maria Aparecida B. Pacheco, entre outros e o IHG que se organizou através do seu presidente e do membro Antônio Nival.

No dia 25/02 a comitiva foi recebida em Cuiabá na sede do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso pelo Des. Carlos Alberto Alves da Rocha em seu Gabinete, tendo como cicerone o filho ilustre Desembargador Dr. Juvenal Pereira da Silva, o qual, recepcionou em seu gabinete todos os membros para uma longa conversa sobre os acontecimentos sobre o seu torrão natal, entre os assuntos, o Encontro Nacional de Violeiros e o prazo para o alistamento biométrico, este último visto com o temor de não atingir a meta até o próximo dia 29 de março.

O Des. Dr. Carlos Alberto foi bastante enfático ao tranquilizar a comitiva de que em hipótese alguma a Comarca seria fechada, pois se assim o fizesse ela não voltaria mais a funcionar. Afirmou que há um estudo em andamento que poderá revelar a limitação dos serviços para contenção de gastos em função do achatamento do orçamento do governo destinado para a justiça estadual. Não trouxe nenhuma certeza, mas também não confirmou uma eventual suspensão de alguns serviços na Comarca de Poxoréu. Segundo ele, pode não acontecer, mas apenas os estudos poderão confirmar e que se Poxoréu estiver nesta lista, o processo será democrático, ouvindo as lideranças para a busca de alternativas.

Na ocasião fez uso da fala o prefeito Nelson Paim, o Dr. Juvenal, o Ver. Agnaldo Alves da Silva (Pres. Da Câmara), o Grão Mestre do grande oriente do Estado de Mato Grosso, Dr. Ademir Joel, a Dra. Maria Aparecida Bianchini e o Prof. Gaudêncio Amorim, presidente do IHG.

A comitiva não trouxe respostas. Mas trouxe esperanças e uma clara demonstração de organização para defender os valores da sua terra. É esta união de força que o IHG defende e acredita na defesa de valores comuns e estará sempre presente no front das batalhas para promover, valorizar, resgatar e defender o torrão natal.

IHG POXORÉU

Rua Mato Grosso, nº 432
Bairro Centro
CEP 78800-000 - Poxoréu - MT


ATENDIMENTO

Segunda à Sexta-feira
08h às 11h e das 13h às 17h