contato@ihgpoxoreu.com.br
(66) 99616-0936

Felipa Pereira do Lago

Felipa Pereira do Lago

Nasceu em 13/09/1933,em Porto Alegre, Bahia; entre Barreiras e São Desidério,numa região conhecida por Barriguda.Felipa é filha de Maria Batista de Souza e Miguel Soares da Silva.Ela se recorad de um rio que vinha de São Desidério e passava na Barriguda de lá desaguava no Barreiras, onde antes navegava o vapor. Quando ia a Barreiras via o vapor no porto.vezes foi caminhando a pé de Porto Alegre por várias vezes A festa religios no Cantinho do Senhor dos Aflitos. Lá se realizavam orações e bailes.O pessoal passava vários dias acampado por lá,A festa era perto de um rio, e na ocasião vinha gente de vários lugares para pagar promessas. Os romeiros acampavam em barracas improvisadas com galhos de árvores.Dona Maria,mãe de Felipa teve os seguintes filhos: Aurélio,Egínio,João,Antônio,Felipa,Clementina, Paulo, Maria Paula, Pretina e José.

A família de Felipa veio da Bahia junto com outras duas famílias no ano de 1952,num caminhão “ Pau de Arara”,o caminhão tinha tábuas que serviam de banco e era coberto por lona.O caminhão pertencia a Antônio do Zezé. A família de tio Cadu irmão de sua mãe Maria) e a irmã Isabel, o esposo Adilino e os filhos..Eles viajavam durante o dia paravam alguns instantes para fazer o almoço, comer, tomar banho,lavar roupa, ir ao banheiro, continuavam a viagem e à noite paravam para jantar e dormir.Disse que a viagem era muito cansativa e por isso ela foi convidada por Antônio, o motorista para passar para a cabine.Ele estava na verdade era interessado em namorar com Felipa. Porém, ela recusou o convite, agradeceu -lhe e pediu ao moço que cedesse o lugar para sua mãe que estava gestante.Dona Maria estava grávida de Zequinha.A família de Felipa chegou em Poxoréu em mês de setembro de 1952 e o irmão Zeca nasceu em 20/03/1953. Chegaram numa tarde, e pararam em frente à casa do Senhor Rafael Cellus, próximo à Praça da Liberdade.A calçada da praça estava cheia de gente. O povo ficava admirado, olhando os viajantes sujos e cansados em cima do caminhão. De lá o carro seguiu para a casa de Antônio irmão de Dona maria. A casa ficava próximo à ponte que saia para os Currais.Antônio alugou uma casa de paredes de palha, que ficava perto da casa dele para a família de Felipa ficar. Moraram lá menos de um mês e foram morar na Água Emendada, terra de Antônio , tio de Felipa. Os pais de Felipa trabalharam e logo compraram uma terra na região do Corgão , para onde se mudaram. Depois de muitos anos os pais dela se mudaram para os Currais e por último residiram na rua Piauí.Porém, Felipa ficou morando na cidade, na casa do Tio Antônio.Logo conheceu Diolino, que morava perto, na mesma rua.Então, iniciaram a namorar e se casaram em 07/01/1953.

Diolino, nasceu em Bom Jesus da Golgueia-PI.A mãe de Diolino era mulher solteira, engravidou-se e escondeu a gravidez, quando teve a criança colocou a na porta de uma senhora que juntamente com o filho criaram aquele bebê.A criança cresceu, e assim, o jovem Diolino considerava aquela senhora como sua mãe e o filha da dona ele considerava, como pai.Os anos se passaram, aquele jovem tornou se homem e viajou o Brasil. Veio parar em Mato Grosso, mais especificamente na região do Tesouro onde tocava zabumba num cabaré). Anos mais tarde mudou -se para Poxoréu. Aqui conheceu uma senhora por nome de Davina Pereira do Lago, que ao ver reconheceu quem ele era e contou-lhe a história de sua vida. Davina era irmã da jovem que deu à luz ao menino Diolino.Disse a ele que sua mãe se chamava Balbina Pereira do Lago. Após aquele momento, Diolino procurou o cartório e lá fez a sua certidão de nascimento.Davina era tia de Diolino. Davina era mãe de Maria Pereira do Lago( Sinhá)mãe de Iva , que foi a segunda esposa de Nego Varanda.Felipa quando se casou, estava com 19 anos e também não tinha certidão de nascimento. Por isso, o sr. Amarílio Bento de Brito que era o Juiz de Paz e responsável pela celebração dos casamentos decidiu que ela deveria adotar o nome de Felipa Pereira do Lago, uma vez que seus pais não eram casados, ela não poderia usara o sobrenome dos mesmos. Mas, apenas do esposo.Dessa união nasceram os filhos: Dionésio, Dioclécio, Diomário, Maria Gonçalves,João Gonçalves, Dioneide e Lucineide.Diolino era comprador de

diamantes, trabalhou muito tempo comprando diamantes para o senhor Manoel Dioz Silva, depois da morte de Manoel Silva, Diolino passou a comprar diamantes para si mesmo e revendia para outros.Diolino faleceu em 07/05/2006, devido a complicações vasculares.Esses filhos lhes deram 15 netos:Danilo,Daniele,Denise,Cleyton,Janaína,Diego Vinícius, Felipe,Regianne,Ledianne Gonçalves,Tatiane Maria, Marina,Michelle,Mário Henrique,Mariane e Fernanda.Esses netos lhe deram onze bisnetos:João Victor,Luís Fernando, Ernesto, Lara Beatriz,Anna Carolina, Antonella,Arthur,(filhos do Cleyton)

Dona Maria, mãe de Felipa teve os seguintes irmãos(portanto,tios de Felipa):Nego,Cadu,Isabel,Clementina,Antônio e Isaul.

Antônio, tio de Felipa, foi o primeiro a vir para Poxoréu-MT. Aqui chegando, conheceu Eva e se casaramEva e Antônio são pais de Alírio,…………

Aqui em Mato Grosso, Antônio ficou sabendo das dificuldades que seus familiares estavam passando na Bahia. Naquela época chegaram a passar fome devido a seca. Então, Antônio procurou Rafael Cellus e contou lhe a situação de sua família. De imediato, Rafael tomou providências para ajudar aquele bom garimpeiro a buscar sua família na Bahia.Quando Dona Maria(mãe de Felipa) veio para MT, junto com ela vieram os irmãos Cadu e Isabel,os outros irmãos(Nego,Clementina e Isaul) já haviam morrido na Bahia.

Senhor Miguel, pai de Felipa teve os seguintes irmãos:Simeão,Isidório,Justino, Cesário e Joana.Quando a família de Felipa mudou -se para MT , apenas Simeão, irmão de Miguel stava vivo, os demais já haviam morrido. Simeão ficou na Bahia e Miguel nunca mais o viu, nem teve notícias dele.Moraram na Canabrava do Catrão, no Piri Piri dos Pires, em Porto Alegre(BA) e Piripora.

Isabel( irmã de Maria , mãe de Felipa), casou se com Isidório, irmão de Miguel( pai de Felipa).Dessa união nasceram dois filhos:Josina e Maria de Lurdes( Bia).Isidório faleceu e a prima Josina também faleceu, na época com dois anos de idade. Tempos depois, Isabel conheceu Adilino,ainda na Bahia, se casaram e dessa união nasceram Quinha,Ailton, Irenio ,Gildésio e Maria Conceição.Sendo que os dois primeiros nasceram na Bahia. Cadu( irmão de Maria,mãe de Felipa) casou-se comAdilina e tiveram os filhos:Aníbal,Ana Rita,Martinha,Agripino,Vicente e Diolino.Quando se mudou para MT, cadu já estava viúvo.Aurélio, irmão de Felipa teve como sua primeira esposa a jovem…….filha de Cadu(que era seu tio, ou seja , irmão de Maria)Dessa união nasceram Iremar e Kid.Após ficar viúvo Aurélio casou se com Gracinha, com quem teve os filhos: Admilson,Laura e Maura.

Felipa relatou com muita precisão as dificuldades que enfrentou para tratar dos filhos Dioclécio e Diomário, visto que os dois nasceram com deformações ósseas nas pernas e devido a isso eles que já estavam com 4 e 5 anos respectivamente ainda não conseguiam andar. Procuraram ajuda médica em vários lugares e depois de irem a Campo Grande, MS, de lá foram encaminhado para o Hospital das Clínicas em SP.No início do ano de 1960, Felipa estava grávida, de Dioneide, partiu com o esposo Diolino e os dois filhos( Dioclécio e Diomário) rumo a São Paulo.Seguiram viagem de carro até campo Grande e de lá foram de trem de ferro até a capital do estado de São Paulo.Chegando lá ficaram hospedados na Pensão do Alencar, na Avenida da Consolação . Visto que tal pensão ficava bem perto da Avenida Rebouças, onde fica o Hospital das Clínicas.

Considerando-se que estava gestante, Felipa teve que retornar para Poxoréu em setembro de 1960 , e em outubro deu à luz a filha Dioneide.Assim, teve que deixar os dois filhos que estavam em tratamento ficaram em São Paulo, sob os cuidados de uma senhora idosa, dona de uma outra pensão.A tal senhora cuidava de crianças que vinham de outros lugares em busca de tratamento em SP, quando os pais não poderiam ficar por lá, ao terem que retornar deixavam

com aquela senhora para cuidar das crianças.Tal senhora era remunerada pelo hospital.Aquele lugar funcionava como uma casa de acolhimento.

Entretanto, no período em que Felipa estava de resguardo em Poxoréu, o hospital cortou o pagamento e a dona da tal pensão entregou as rianças para o juizado de menores.Felipa e Diolino foram informados dos fatos.Tão logo souberam viajaram de volta para São Paulo, com o objetivo de localizar os filhos e dar continuidade ao tratamento.Diolino viajou de carro para São Paulo e Felipa que estava com uma filha de apenas dois meses, foi de avião, em companhia do amigo Osvaldo Cândido da Silva( Moreno). Lá chegando, Felipa e Diolino localizaram os meninos e foram se hospedar novamente na Pensão do Alencar, local onde ficou por aproximadamente 08(oito) anos, até concluir o tratamento dos meninos.Nesse período, Felipa veio várias vezes a Poxoréu visitar os, pais, irmãos, o esposo Diolino e os filhos Dionésio e João Gonçalves( que estavam sob os cuidados da tia Pretina),mas logo retornava. Outras vezes, Diolino ia a São Paulo visitar a esposa e os filhos. Foram tempos muito difíceis. Porém, que valeram a pena, por ver o resultado do tratamento dos filhos.Fala com pesar de não poder ter levado o sobrinho Kid que também apresentava deformações nas pernas e não contou com o consentimento do irmão para levar o sobrinho.

Felipa Pereira do Lago, estudou até a quinta série na Escola Estadual Juracy Macedo, exerceu por muito tempo a função de costureira, depois se dedicou à revenda de roupas.Sempre foi uma mulher disposta, trabalhadeira, dedicada as lides domésticas, prendada na produção de bolos e doces. Todos que tiveram a oportunidade de provar as refeições e os quitutes por ela produzidos com certeza se recordam.Porém, tais habilidades foram prejudicadas, uma vez que pouco tempo depois da morte do esposo Diolino, Felipa apresentou problemas de saúde que se complicaram e tiraram lhe a visão.Atualmente ela continua morando na mesma casa em que foi morar com o esposo pouco tempo depois do casamento, casa essa, situada à rua Maranhão Número 04, local onde criou todos os filhos.Todavia, atualmente os filhos cresceram, tomaram seus rumos e ela vive em companhia da cuidadora Lilian. Não por falta de desejo dos filhos de que ela morasse com um deles. Mas, por opção dela que resolveu continuar residindo na mesma casa.Aos finais de semana Felipa vai para a casa da irmã Clementina ( a Té). Isso para ela é motivo de orgulho. Visto que ela sente útil ao fazer companhia para a irmã que também é viúva. Dessa forma, ela recebe ajuda da irmã, que faz de tudo para agradá-la,mas também pode retribuir oferecendo lhe companhia.

IHG POXORÉU

Rua Mato Grosso, nº 432
Bairro Centro
CEP 78800-000 - Poxoréu - MT


ATENDIMENTO

Segunda à Sexta-feira
08h às 11h e das 13h às 17h